Genética Ocular

Genética Ocular

Doenças Hereditárias Oculares

 Genética Ocular

As doenças genéticas oculares podem ocorrer em famílias ou podem ser exclusivos de um membro da família. Existem centenas de doenças oculares que têm causas genéticas. Embora não somos capazes de identificar uma causa genética específica em todos os pacientes, nosso conhecimento está constantemente melhorando. A Dra Simone Finzi está sempre atualizada nas pesquisas e no tratamento das condições genéticas oculares.


Doenças genéticas oculares são as principais causas de cegueir, incluindo a Amaurose Congênita de Leber, Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Neuropatia Óptica Hereditária de Leber, glaucoma pediátrico e outros. O objetivo é garantir um diagnóstico preciso, incluindo testes genéticos apropriados e atualidade sobre os novos tratamentos existentes e os de em fase de pesquisa. Esperamos que cada paciente compreenda completamente sua doença auxiliando no aconselhamento genético do padrão de herança, opções reprodutivas, etiologia, grupos de apoio, auxílios ópticos e recursos de baixa visão. Atendemos pacientes adultos e crianças que têm doença genética ocular e também pacientes com uma grande variedade de distúrbios genéticos, que afetam outras áreas do corpo junto com o olho (por exemplo, neurofibromatose, distúrbios mitocondriais, síndrome de Marfan).

Quais são os tipos de doenças genéticas oculares?

Os fatores genéticos desempenham um papel em muitos tipos de doenças oculares, incluindo aquelas que são a principal causa de cegueira entre bebês, crianças e adultos.


Mais de 60% dos casos de cegueira em bebês são causados por doenças oculares hereditárias, como catarata congênita (presente no nascimento), glaucoma congênito, degeneração da retina, atrofia óptica e malformações oculares. Até 40% dos pacientes com certos tipos de estrabismo (desalinhamento ocular) têm um histórico familiar da doença e estão em andamento esforços para identificar os genes responsáveis.


Nos adultos, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade são duas das principais causas de cegueira, e ambas parecem ser herdadas em grande parte dos casos. Os pesquisadores mapearam vários genes para o glaucoma e estão começando a identificar genes envolvidos na degeneração macular. Eles também estão fazendo progressos muito significativos na identificação dos genes que causam a Retinose pigmentar, uma doença degenerativa da retina que causa cegueira noturna e perda gradual da visão.


O que posso esperar durante uma avaliação?

A Dra. Simone Finzi é especialista em Genética Ocular. Será realizado um exame oftalmológico cuidadoso, essencial para determinar o teste genético e o aconselhamento genético mais adequado para cada paciente.


A primeira etapa é uma revisão completa de todos os exames e resultados de testes disponíveis. Em seguida será avaliado o seu histórico médico pessoal e familiar, com especial atenção aos sinais e sintomas de doenças genéticas. Depois vamos desenhar a sua árvore genealógica para a identificação de outros membros da família que podem ser afetados com problemas semelhantes. Os pacientes passam por uma avaliação abrangente da visão e do movimento ocular, exame com lâmpada de fenda e medição da pressão ocular. Com o uso de colírios para dilatar as pupilas, a equipe médica também vai examinar com mais detalhes o cristalino, o nervo óptico e a retina em busca de anormalidades. Exames complementares são solicitados dependendo de cada paciente.


Usando as informações do exame oftalmológico e o histórico e exame médico geral, a Dra Simone Finzi fará um plano de diagnóstico e tratamento.


Possibilitamos testes genéticos para pacientes com doenças hereditárias oculares. Para maiores informações entre em contato conosco.


Problemas comuns de visão podem ser herdados? 



A genética também desempenha um papel nos problemas de visão que ocorrem em olhos saudáveis. Os médicos pesquisadores agora têm evidências de que os problemas de visão mais comuns entre crianças e adultos são determinados geneticamente. A lista inclui estrabismo (olhos cruzados), ambliopia (olhos preguiçosos) e erros de refração, como miopia (miopia), hipermetropia (miopia) e astigmatismo.


Agende já !
Share by: